Esportes

Diariamente, de 2º a quinta à tarde, a partir das 16:00hs, tínhamos aula de Educação Física, a famosa 'SUGA'.

As instalações esportivas eram da melhor qualidade, sendo a piscina olímpica e o ginásio, na época, um dos melhores da América Latina.
Fazíamos um teste de habilidade física todo o início de ano e ganhávamos uma nota por isto.
Os alunos com maiores habilidades físicas faziam parte de uma ou mais equipe esportiva e faziam parte do grupo dos Atletas.
Os atletas tinham um tratamento diferenciado que incluía uniforme e uma alimentação também diferenciada com cotas adicionais de frutas e Karo (um melado da época).
Haviam dois tipos de competições ou torneios, os internos, a competição LIMA MENDES, e a externa, a NAE - Naval, Aeronáutica e Exército, que cada ano era realizada numa escola diferente, Colégio Naval (Angra dos Reis), EPCAR (Barbacena) e EXPCEX (Campinas).

A Lima Mendes era um ponto alto de motivação e vibração dentro das turmas. Existia um sentido de unidade muito forte. O praxe era que o terceiro ano sempre vencesse, eram os Veteranos. O pessoal do 2º ano, os Chacais, ficavam em 2º lugar, e os Bichos, os alunos recém chegados, ficavam sempre em último. Quando entramos na escola este tabu havia sido quebrado pela turma 72, que venceu a competição em 73 como Chacais, e diga-se de passagem, eles eram um lenda. Já a nossa turma, com nada menos que 400 alunos e cheia de grande atletas chegou perto de repetir o fato, mas diz a lenda que naquela época já havia o sentido do politicamente correto, e que os Oficias da época não queriam um Turma 76 com sentimento de superioridade, por isso manipularam os resultados das competições para não repetirmos o feito.

Nós realmente tínhamos atletas fantásticos: vôlei, futebol, basquete, natação, atletismo, judô; além das inovações que trouxemos na época como o skate e o ciclismo. Tínhamos também ótimos atletas na ginástica olímpica. Nós éramos realmente muito bem preparados e muito motivados.

Interessante saber que no ginásio existe um quadro de records olímpicos que vai melhorando de ano para ano. No caso dos 100 metros rasos, até bem pouco tempo atrás (não sei se mudou recentemente), depois de quase 40 anos, o melhor tempo ainda era o do 76/137 Padula - Mens sana in corpore sano

Orgulho de ser 76!

3 Responses

  1. Só duas correçõezinhas…
    A EScola do Exército era/é a EsPCEx. Com ‘s’ em vez do primeiro ‘X’ e o segundo é minúsculo.
    E se escreve EPCAR, com letras maiúsculas.
    PIN

    • suporte

      Valeu PIN, corrigido!

      • Corrigiu somente a EPCAR. Corrige a do EB para “EsPCEx”…

        PIN

Leave a reply

*